Secretaria de Saúde através do NASF realiza atividades referentes ao Setembro Amarelo

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, realizou na manhã desta segunda-feira (30) o II Encontro Municipal em Rede Psicossocial do Município de Itaporanga d’Ajuda com a temática “De Setembro a Setembro Valorizando a Vida e Contra o Suicídio”.  A atividade organizada pelo NASF, contou com a parceria do CAPS, CRAS, CREAS, Casa Lar, Emad, Conselho Tutelar, CMDCA e Secretaria de Educação, o evento foi realizada no Auditório Municipal e teve a participação de profissionais, usuários da Rede Psicossocial, além de representantes da sociedade civil.

Os Psicólogos convidados Adriana Cardoso Menezes, Gladson de Lima e Analice Guimarães facilitaram com suas explanações a respeito do Suicídio além de proporcionar dinâmicas sobre acolhimento e abraço. Representantes da Rede Psicossocial do município de Itaporanga d’Ajuda tiveram um espaço para troca de experiências e esclarecimentos a respeito dos fluxos de funcionamento e encaminhamentos. A Prefeitura de Itaporanga d’Ajuda se preocupa com a qualidade de vida e busca estratégias intersetoriais a fim de alcançar a resolutividade das problemáticas.

Já no período da tarde a equipe do NASF realizou Plantão Psicológico de Escuta Qualificada no Núcleo de Atendimento Especializado em Educação Padre Everaldo. Os psicólogos da Rede de Atenção à Saúde Mental estiveram em plantão atendendo a demanda livre de pessoas em sofrimento mental. A estratégia foi uma parceria entre o NASF e a Secretaria de Educação objetivando acolher, ouvir e referenciar aos setores de acompanhamento às pessoas com sofrimento mental no município de Itaporanga d’Ajuda.