Prefeito Otávio Sobral recebe jovem itaporanguense selecionado para o Programa Jovens Embaixadores nos Estados Unidos

O prefeito Otávio Sobral, recebeu, nesta segunda-feira (09), na Prefeitura Municipal, o jovem representante do Jovem Embaixador (YA). Na ocasião, o gestor municipal bateu um papo com o estudante, o parabenizou pela conquista e ouviu sobre as experiências vividas por ele através dos projetos, o Athenados e o Recicriar. Além disso, o prefeito se colocou a disposição para apoiá-lo no que for preciso. Esdras Santos Góis representará Sergipe no intercâmbio que acontecerá no período de 10 a 29 de janeiro de 2020.

O estudante Esdras Santos de Góis tem 17 anos e é natural de Itaporanga d’Ajuda. Aluno do 3º Ano do Ensino Médio da rede pública e fluente na língua inglesa, Esdras nunca frequentou cursos de idioma, aprendeu o inglês sozinho por meio de jogos e filmes. O jovem foi selecionado para o Programa Jovens Embaixadores por ser criador do Athenados, um aplicativo para auxiliar alunos do ensino médio em matérias como Química, Física, Biologia e Matemática de forma criativa, eficaz e inovadora, com o objetivo de aumentar a média escolar.

“Foi um projeto criado em fevereiro, onde eu fui o líder de um grupo que tinha mais nove alunos. O meu papel no desenvolvimento do aplicativo foi como designer e programador do aplicativo. Nós participamos da Feira Científica de Sergipe, a Cienart, onde apresentamos o aplicativo e ganhamos uma Moção de Aplausos pela deputada Maria Mendonça”, explica, Esdras.

“Fico muito feliz e orgulhoso em ver um jovem do nosso município participando de um programa tão importante para o desenvolvimento dele. Esse jovem (Esdras) ser selecionado para o Jovens Embaixadores é um reconhecimento do estudo dele, da inteligência e do interesse dele pelo desenvolvimento. Nós ficamos orgulhosos e daremos total apoio na divulgação do aplicativo Athenados, para que outros jovens itaporanguenses possam se inspirar e seguir pelo mesmo caminho”, destacou o prefeito Otávio Sobral.

Esdras enfatiza que gostaria que alunos do município, sejam da rede municipal ou estadual, tenham conhecimento e acesso ao aplicativo. “O aplicativo foi disponibilizado no site da SEED, em Aracaju todos conhecem, no município ainda não temos esse aprofundamento quanto ao projeto. Ele (o aplicativo Athenados) fica pronto no próximo ano letivo. Eu gostaria de disponibilizar no município, para que os estudantes de Itaporanga tenham uma melhora na nota no Enem e na Escola também. Então o meu principal objetivo com a visita ao prefeito é buscar a divulgação do projeto para que os munícipes possam ter conhecimento e usufruam desse aplicativo”.

Pela segunda vez um jovem itaporanguense participa do Intercâmbio. Além do Athenados, Esdras participa do Projeto Recicriar. Trata-se de uma conexão dos estados do Nordeste que ensinam jovens a reciclar. Objetivo de transformar comunidades através da educação e conscientização a respeito do descarte de lixo. São vários Estados do Nordeste envolvidos no projeto, em Sergipe apenas três pessoas fazem parte, o Esdras é um deles.