Conselheiros Tutelares de Itaporanga são empossados

Na tarde desta quinta-feira, 09, o prefeito Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) empossou os novos conselheiros tutelares de Itaporanga d’Ajuda, em solenidade onde foram entregues diplomas e certificados de posse. Os 10 novos conselheiros (05 titulares e 05 suplentes) foram eleitos em outubro de 2019, através do voto popular, com o objetivo de atuarem na luta pela defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente no quadriênio 2020 a 2024. A solenidade foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores.

“Este é um momento muito importante para o nosso município, pois o Conselho Tutelar exerce um papel fundamental na proteção das crianças e adolescentes. Eles contam com nosso total apoio para cumprir com essa missão, de garantir os direitos da criança e do adolescente de Itaporanga d’Ajuda. Sempre valorizei o Conselho Tutelar, quando vereador cheguei a doar um celular para que pudessem receber as demandas e denúncias. Quando assumi a gestão fiz questão de logo disponibilizar um transporte para os mesmos, e graças a Deus, conseguimos junto ao governo federal um carro próprio e equipamentos para o órgão”, destacou o prefeito Otávio Sobral.

A secretária de Assistência Social e Trabalho, Izabel Sobral, aproveitou o ensejo para destacar que o processo de escolha dos conselheiros foi realizado de forma democrática e transparente. “O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi o responsável por todo o processo de escolha, e posso destacar que foi um processo realizado de forma séria, honesta, transparente e democrático. Foram 22% do nosso eleitorado às urnas, isso representa cerca de 6 mil eleitores que se dispuseram a escolher os conselheiros tutelares para o quadriênio de 2020 a 2024”, enfatizou o gestor municipal.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Lúcia Rollemberg, parabenizou os conselheiros eleitos e destacou a luta dos mesmos. “Ser conselheiro tutelar é gratificante, é a oportunidade de zelar, proteger e lutar pelos direitos da Criança e do Adolescente. Quero parabenizar a todos os conselheiros eleitos e desejar que cumpram essa linda missão com honradez e aproveito para nos colocar a disposição de todos”, diz a presidente.

O conselheiro tutelar André Anjos destaca a importância do apoio da Administração Municipal. “Me sinto bastante feliz e orgulhoso, ao mesmo tempo em que sinto a responsabilidade pela função. Os conselheiros são pessoas escolhidos para zelar pelos direitos das nossas crianças e adolescentes que estão ameaçados ou que são violados. Sabemos que o prefeito Otávio Sobral é um gestor comprometido com a causa e por isso contamos com o apoio da Prefeitura para conseguirmos cumprir esse papel com maestria”, disse.