Pioneira na implantação do Prontuário Eletrônico, Secretaria de Saúde de Itaporanga recebe visita de técnicos do município de Nossa Senhora do Socorro

Na manhã desta quarta-feira, 29, a Secretaria Municipal de Saúde, recebeu a visita de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Nossa Senhora do Socorro, que estiveram no município para conferir in loco a funcionalidade do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Ministério da Saúde. Itaporanga foi uma das cidades pioneiras na implantação do prontuário eletrônico, em 2017, pois, além de digitalizar as informações do paciente e facilitar a transmissão dos dados para o governo federal, a ferramenta tem potencial para otimizar a gestão de Saúde Pública.

O coordenador de Sistemas da Secretaria Municipal de Saúde de Itaporanga, Josivaldo Santos Sá, explica que “desde 2017 temos essa estrutura montada e funcionando, acredito que fomos o primeiro município do Estado de Sergipe a usar o PEC do Ministério da Saúde. Diante disso, a gente criou um laço com o pessoal de Nossa Senhora do Socorro que nos solicitou uma visita para conhecer a estrutura e vieram ao município com um técnico da área de TI e um técnico de atendimento da Atenção Básica, verificando a parte tecnológica e a parte clínica para poder dar início aos trabalhos no município de Socorro”.

Estiveram no município o responsável pelo Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, Genisson Barros, e o enfermeiro apoiador da Atenção Básica, Leandro Silva, que destacaram a boa receptividade em Itaporanga. “Socorro vai implantar o PEC, então nada melhor do que a gente ver alguns exemplos que estão acontecendo no Estado de Sergipe, como Itaporanga que foi pioneira. Então hoje visitamos a Secretaria do município e pudemos perceber que o sistema é atuante, passamos por alguns setores visualizando todas as etapas, como recepção, pré-consulta, consulta, e percebemos o engajamento de todos os profissionais com o PEC. Então acredito que será muito satisfatório pra gente estar aprendendo com o município de Itaporanga. Tivemos uma excelente receptividade, o pessoal bastante atencioso e conseguimos tirar todas dúvidas”, disse o técnico do município de Nossa Senhora do Socorro.

Sobre o Prontuário Eletrônico

A implantação do Prontuário Eletrônico em Itaporanga d’Ajuda iniciou em 2017, com o objetivo de aperfeiçoar os atendimentos do Sistema Único de Saúde. O sistema consiste na aplicação de tecnologias de microgestão nos serviços de Saúde com a finalidade de assegurar padrões clínicos ótimos, aumentar a eficiência, diminuir os riscos para os usuários e para os profissionais, prestar serviços efetivos e melhorar a qualidade da atenção à saúde.

O secretário municipal de Saúde, Augusto Ribeiro, explica como foi realizada a implantação do sistema no município. “A informatização iniciou em julho 2017 com o sistema do ministério da saúde o E-SUS AB (prontuário eletrônico do cidadão e o e-sus territorial). Iniciamos informatização do trabalho dos agentes de saúde que receberam tablets para o desenvolvimento do seu trabalho. Em dezembro de 2017 ampliamos para o prontuário eletrônico do cidadão na Clínica de Saúde da Família Umberto Mandarino, onde informatizamos a equipe 8 que foi a equipe piloto”, diz.

“Em abril de 2018 concluímos a informatização das 3 equipes lotadas na Clínica de Saúde Umberto Mandarino. Em agosto concluímos a informatização da UBS Getúlio Sávio Sobral (morro). E por último, em 2019, foi habilitada a sala de vacina. Com isso atingimos 100% dos consultórios referentes a Atenção Básica localizado na sede do nosso município com a habilitação para o uso do PEC (prontuário eletrônico do cidadão)”, concluiu o secretário.