Saúde de Itaporanga realiza teste de aplicativo do SUS que facilita agendamento e cancelamento de consultas

A Prefeitura de Itaporanga d’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Saúde, está em fase de implantação do projeto Saúde Online. O projeto, que visa facilitar o acesso da população a marcação de consultas, está em fase experimental na Unidade Básica de Saúde Getúlio Sávio Sobral, no loteamento Santo Antônio. Os profissionais da UBS estão realizando treinamento e o objetivo é que até o final do ano o projeto seja expandido em todo município, contemplando todas as Unidades de Saúde.

“É um Projeto onde a população terá acesso a marcação de consultas via celular, através do aplicativo DIGISUS. O projeto piloto será iniciado em março no Posto de Saúde do Morro, onde inicialmente será disponibilizado 30% das fichas de cada profissional que compõe a equipe para esse novo modelo de marcação. Isso é um grande avanço na saúde municipal, e um grande benefício para a população, que terá como opção a marcação online, ou seja, marcar seu atendimento sem sair de casa”, explica o secretário de Saúde, Augusto Ribeiro.

O coordenador de Sistemas da Secretaria Municipal de Saúde de Itaporanga, Josivaldo Santos Sá, explica que o aplicativo é de fácil acesso. “Esse aplicativo é facilmente instalado através da loja de aplicativos (play store) dos celulares de sistema androide e/ou iOS. Outra novidade nesse projeto é o Bloco de Horário, onde o cidadão que marcar sua consulta via aplicativo, chegará na unidade de saúde às 10 horas e não mais às 07 horas. Lembrando que o projeto inicial será apenas para a Unidade de Saúde do Morro e aos cidadãos vinculados a ela”, disse.

Para os cidadãos que não terão como aderir ao projeto, 70% das fichas serão ofertadas no modelo de marcação convencional.

A agente de saúde, Patrícia Ribeiro, da região que atende a UBS Getúlio Sávio Sobral, no loteamento Santo Antônio, destaca que o primeiro contato com o aplicativo já foi satisfatório. “Esse aplicativo se apresenta como uma ferramenta de suporte para a equipe de Saúde da Família, facilita o acesso da comunidade ao serviço de saúde, possibilita o atendimento igualitário da população, e vai também facilitar o trabalho do agente comunitário de saúde. Através desse aplicativo a própria comunidade poderá agendar sua consulta de sua própria casa, seja para o médico, dentista, enfermeiro, enfim, veio pra facilitar a vida da comunidade e trazer uma melhoria na qualidade dos serviços prestados”, destacou.