Secretaria de Meio Ambiente e Consórcio de Resíduos Sólidos realizam Primeira Agenda Técnica dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itaporanga

Na manhã desta terça-feira, 11, o secretário de Meio Ambiente, Augusto Garção, e o superintendente do Consórcio de Resíduos Sólidos da Grande Aracaju, Evaldino Calazans, realizaram junto aos catadores e cooperados de Itaporanga d’Ajuda, a Primeira Agenda Técnica dos Catadores de Materiais Recicláveis. Trata-se de uma pauta exclusiva com os catadores e cooperados. “Em Itaporanga será feito posteriormente a entrega oficial do CNPJ da cooperativa, então nos reunimos para discutir sobre o Centro de Triagem de Itaporanga e mostramos o projeto arquitetônico desse Centro. Discutimos uma logomarca da cooperativa, além dos equipamentos e maquinários do projeto socioambiental dos catadores do Estado de Sergipe”, explica o superintendente do Consórcio de Resíduos Sólidos da Grande Aracaju, Evaldino Calazans.

Calazans esclarece que a cooperativa já deveria ter recebido os maquinários do projeto socioambiental dos catadores do Estado de Sergipe. “Trata-se de um projeto do Governo Federal que já era para ter entregado esse maquinário, então fizemos uma provocação para buscarmos junto ao estado uma resposta do porque a demora da liberação do maquinário, pois tem desestimulado os catadores. Discutimos a inclusão desses catadores e cooperados no Carnaval da Caueira para fazer a coleta de materiais recicláveis, discutimos a logística, e uma forma deles estarem inclusos neste carnaval que acontece todos os anos. O município vai colocar a disposição uma tenda, eles vão receber uniformes e pudemos ver o interesse deles”, destacou.

O secretário de Meio Ambiente, Augusto Garção, destaca que o encontro é uma forma de ouvir os cooperados e discutir os trabalhos. “Nessa agenda técnica a gente tem a oportunidade de passar para os cooperados todas as novidades referente a Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos e podemos ouvir deles todas as suas demandas. Nós tratamos de assuntos específicos aos trabalhos realizados e na oportunidade já tratamos sobre a entrega oficial do CNPJ da cooperativa, que será realizado numa data posterior”, disse Garção.