Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural participa de reunião para deliberação de Crédito Fundiário

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) do município de Itaporanga d’Ajuda esteve ontem, 05, no Povoado Paruí, em reunião extraordinária in situ, visando apreciar e deliberar sobre a aquisição de 520 tarefas de terras da Fazenda Minadouro por grupo de dez famílias de agricultores rurais, organizados na Associação Nova Esperança do Assentamento da Fazenda Minadouro, por meio de crédito fundiário pelo Banco do Nordeste.

Estiveram presentes, o presidente do CMDRS, o médico veterinário, Saulo César Santana Oliveira Lima, juntamente com a vice-presidente Roberta Castor Hora e demais conselheiros, estes escutaram os motivos expostos pelos agricultores rurais para compra da referida terra. O presidente da Associação, Edilberto Barbosa Santos, informou que há oito anos o sonho da própria terra para morar e plantar é almejado pelo grupo. O Rafael Lopes, técnico agrícola, o qual presta assessoria técnica a Associação, explanou sobre a viabilidade produtiva da terra e a qualidade do solo. Na ocasião, os conselheiros visitaram a propriedade a ser adquirida.

Assim sendo, o CMDRS entende que dessa forma se oferece condições para que os agricultores sem acesso à terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de um financiamento. Além da terra, os recursos financiados podem ser utilizados na estruturação da propriedade e do projeto produtivo, na contratação de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e no que mais for necessário para que o agricultor desenvolva as suas atividades de forma independente e autônoma. Para tanto, a proposta de financiamento deve ser aprovada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).