Secretaria de Saúde cria “Unidade de Referência para Doenças Respiratórias Agudas” na Clínica de Saúde Umberto Mandarino

A Secretaria Municipal de Saúde adequou a estrutura assistencial e administrativa a Clínica de Saúde da Família Umberto Mandarino para atender à situação emergencial da pandemia por Coronavírus. Uma das iniciativas é a criação de uma unidade exclusiva para pacientes com síndromes respiratórias agudas, onde serão realizadas triagens para casos suspeitos ou confirmados de COVID-19. Nomeada de Unidade de Referência Para Doenças Respiratórias, o novo espaço tem a finalidade de minimizar a circulação de pessoas e o possível cruzamento entre pacientes com sintomas respiratórios e demais usuários que recorrem à unidade do HPP.

Todas as pessoas com sintomas de gripe como: febre, dor de garganta e tosse, devem procurar esta unidade de referência, que irá funcionar no horário das 8h às 16h durante a semana, podendo esse horário ser estendido de acordo com o cenário epidemiológico do município. O atendimento será realizado de forma sequencial conforme estratificação de risco para diminuir o tempo de contato entre os pacientes, seguindo normas de segurança e uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Ao chegar à unidade de referência, o paciente será acolhido pela equipe de enfermagem, conduzido ao atendimento médico que adotará a conduta de acordo com o quadro clínico.

Os casos mais graves atendidos na unidade de referência que possam ser caracterizados como suspeita de coronavírus, serão devidamente encaminhados para Sala Privativa no HPP, podendo ser encaminhados para Aracaju. Caso o paciente não apresente critérios de internação, será orientado, juntamente com o seu acompanhante, quanto às medidas de isolamento domiciliar/social.

“Estamos com equipe composta de dois médicos, dois enfermeiros, dois auxiliares de enfermagem, recepcionista e dois auxiliares de serviços gerais. Estes profissionais estão prontos para atender pessoas com queixas gripais, como: febre, tosse, coriza, dificuldade respiratória, entre outros sintomas característicos de gripe. Ao chegar na unidade de referência será atendido pela equipe de plantão. Nos casos mais leves da gripe será medicado e encaminhado para casa. E o paciente que apresente sintomas mais graves será consultado e encaminhado imediatamente para o Hospital de Pequeno Porte Ivan Paixão (HPP)”, explica a coordenadora de Atenção Básica, Gisélia Araújo.

O secretário de Saúde, Augusto Ribeiro, diz que a Clínica está toda isolada, com passagem direto para o HPP, caso haja necessidade de encaminhar algum paciente. “A Unidade de Referência para Doenças Respiratórias Agudas funcionará com prioridade aos casos de gripe, e está atendendo todos os munícipes, tanto da cidade como dos povoados, de forma que o cuidado prestado seja feito de forma mais segura e com qualidade. Os casos mais graves serão encaminhados para uma sala exclusiva criada e equipada no HPP, e dependendo da situação é regulado para Aracaju”, diz.

“Também enfatizamos que os atendimentos nas UBSs dos povoados priorizarão apenas os atendimentos de urgência, dando prioridade às urgências de cada área a fim de evitar aglomerações desnecessárias. Estamos trabalhando muito para garantir que a população seja atendida da melhor forma possível durante este período tão difícil. Sabemos  que o país inteiro enfrentará problemas na Saúde, mas estamos fazendo tudo o que está a nosso alcance para minimizar, ao máximo, esses problemas, por isso contamos  com a colaboração de toda a população para que  adotem as recomendações de isolamento social , sendo esta a principal  forma evitar  a  contaminação/propagação do vírus na nossa cidade”, conclui o secretário.