Prefeito Otávio Sobral visita Unidade de Referência para Doenças Respiratórias Agudas na Clínica de Saúde Umberto Mandarino

O prefeito Otávio Sobral visitou na manhã de hoje, 08, a estrutura assistencial e administrativa na Clínica de Saúde da Família Umberto Mandarino para atender à situação emergencial da pandemia por Coronavírus. Nomeada de Unidade de Referência Para Doenças Respiratórias, o novo espaço tem a finalidade de minimizar a circulação de pessoas e o possível cruzamento entre pacientes com sintomas respiratórios e demais usuários. Na oportunidade o gestor municipal conferiu o funcionamento dos respiradores e a desinfecção das ambulâncias.

“Essa ação da Secretaria Municipal de Saúde vai nos ajudar muito no combate ao vírus Covid-19, fazendo com que os contatos entre as pessoas diminuam cada vez mais. Graças a Deus não temos casos em Itaporanga, nem de suspeita, mas precisamos nos preparar para, caso tenhamos, ajudar essas pessoas da melhor forma”, disse o gestor municipal destacando os dois respiradores que o município possui.

“Nós temos dois respiradores no município, então deixamos um na sala de estabilização e outro está na sala exclusiva para atendimento de casos suspeitos de Coronavírus. Inclusive, uma ambulância será utilizada exclusivamente para o transporte de pacientes com suspeita de coronavírus, e as demais quando chega ao HPP passam por desinfecção”, concluiu o prefeito Otávio Sobral.

Todas as pessoas com sintomas de gripe como: febre, dor de garganta e tosse, devem procurar a unidade de referência, que irá funcionar no horário das 8h às 16h durante a semana, podendo esse horário ser estendido de acordo com o cenário epidemiológico do município. São duas equipes de profissionais atuando para atender toda população que possua sintomas de gripe.