Distribuição de kits de alimentação aos alunos da rede municipal atende recomendações de órgãos de saúde

Atendendo ao decreto municipal, as escolas municipais de Itaporanga d’Ajuda continuam com suas aulas suspensas. Mas mesmo sem frequentar as escolas, os alunos da rede municipal de ensino estão recebendo a alimentação escolar em kits. A distribuição começou na última quarta-feira, 15 de abril, e segue até essa sexta-feira, dia 17. A Prefeitura de Itaporanga, através das Secretarias de Educação e Assistência Social, realizaram nessa quinta-feira, 16, a distribuição em povoados da Região Caueira e Região Sapé. Ao todo, em torno de 4.500 Kits de Alimentação Escolar serão distribuídos para os alunos da rede municipal de ensino.

O secretário de Educação, Ronaldo Oliveira, destaca que ficar em casa é a forma mais eficiente encontrada para combater a proliferação do coronavírus, segundo cientistas de todo planeta, e é por esse motivo que as aulas permanecem suspensas até que seja seguro crianças e professores retornarem à sala de aula. “As orientações dos órgãos de saúde destacam que essa é a forma mais eficaz de se combater a Covid-19, e nós precisamos ter cuidado com a saúde dos nossos alunos e profissionais, evitando que possam correr o risco de contágio com as aulas em andamento. Além disso, atendemos a um decreto municipal, em que o prefeito determina que essas crianças tenham o direito a complementação alimentar com a merenda escolar em casa”, afirma o secretário.

Orientações de prevenção seguidas

Todos as orientações de prevenção estão sendo atendidas na logística de distribuição dos kits de alimentação escolar. Apenas um responsável pode entrar na escola para buscar o alimento, crianças devem ficar em casa e os pais aguardam sua vez mantendo uma distância de pelo menos um metro. “Além da desinfecção dos kits ao sair da Secretaria, os funcionários que auxiliam na distribuição utilizam máscaras e disponibilizamos álcool em gel na entrada da escola e nas mesas onde os pais assinam para a retirada dos kits”, pontuou Oliveira.

Moradora do povoado Duro, a dona de casa Maria de Lourdes dos Santos aprovou a iniciativa da administração municipal. “É uma ação muito boa porque está ajudando os nossos filhos, é importante para a família, pois esse kit ajuda e muito em casa, é um complemento para o nosso dia a dia, com certeza faz a diferença nesse momento em que os nossos filhos estão sem aula e muitos pais estão sem poder trabalhar”, destacou Maria de Lourdes, que tem dois filhos matriculados na Escola Municipal Rafael Alfano.