Prefeito Otávio Sobral é reconhecido pela Fundação Abrinq como Prefeito Amigo da Criança

A Prefeitura de Itaporanga d’Ajuda teve o seu prefeito municipal, Otávio Sobral, reconhecido no Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), Gestão 2017 a 2020, pela Fundação Abrinq. Em Sergipe, apenas três prefeitos tiveram o reconhecimento pela Fundação. Essa é a 6ª Edição do PPAC, o município de Itaporanga aderiu ao Programa por três vezes, mas essa é a primeira vez que um gestor do município é reconhecido como Prefeito Amigo da Criança, pelo seu desempenho no desenvolvimento de políticas públicas em prol das crianças da cidade.
“A metodologia da Fundação Abrinq possibilitou as equipes das nossas secretarias municipais a atentarem as exigências, as quais garantissem ações e aplicação das despesas municipais, voltadas às políticas públicas mais assertivas, beneficiando direta e indiretamente, nossas crianças e adolescentes. A adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança foi assertiva, mostrando que estamos no caminho certo, no trabalho em defesa dos direitos de crianças e adolescentes em Itaporanga d’Ajuda. Temos investido na implementação de inúmeras políticas públicas voltadas à população infantojuvenil, buscando sempre melhorar a qualidade de vida dos itaporanguenses. Um compromisso que assumimos junto ao programa e perante toda a cidade, trabalhando com empenho e construindo novas histórias”, destacou o prefeito Otávio Sobral em depoimento a Fundação Abrinq.
Entre os destaques da atual gestão na conquista do reconhecimento de Prefeito Amigo da Criança estão: o aumento de 7,4 pontos no percentual de nascidos vivos cujas mães fizeram 7 ou mais consultas pré-natal. De 45,2%, em 2016, para 52,6%, em 2019; Redução de 3,5 pontos na taxa de distorção idade-série no Ensino Fundamental, anos iniciais, da rede pública municipal. De 27,1, em 2016, para 23,6, em 2019; Aumento das matrículas em tempo integral em creches municipais próprias. De 20 matrículas, em 2016, para 228 matrículas, em 2019; e Aumento de 7,8 pontos percentuais na taxa de matrículas na Educação Infantil (etapa creche). De 7%, em 2016, para 14,9%, em 2019.