Siga-nos nas Redes Sociais:

Primeiros Laços: Prefeitura realiza entrega de kits enxovais para gestantes atendidas pelo Cras

O benefício socioassistencial garante a oferta de Kits Enxovais para as mães, bem como o acompanhamento integral das crianças, até os seis anos, por meio do Programa Criança Feliz

A Prefeitura de Itaporanga d’Ajuda, por intermédio da Secretaria Municipal da Inclusão e da Assistência Social, realizou nesta terça-feira, 18, o lançamento do programa Primeiros Laços, que visa garantir suporte às famílias em situação de vulnerabilidade social para a chegada de um bebê. O benefício socioassistencial garante a oferta de Kits Enxovais para as mães, bem como o acompanhamento integral das crianças, até os seis anos, por meio do Programa Criança Feliz.

Cerca de 35 mulheres receberam os kits que contam com banheira plástica, macacão em tecido, conjunto, colônia infantil, kit escova, calça enxuta, mamadeira, entre outros itens. As gestantes são acompanhadas pela equipe do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, realizam o pré-natal com a Equipe de Saúde da Família (ESF).

“Esse é um momento especial, a gente está aqui trazendo benefícios para as nossas gestantes. Vocês podem contar com o amparo da Assistência Social, da Prefeitura, porque tem dois pilares que sustentam essa nossa nova gestão, a melhoria da qualidade de vida do nosso povo e o desenvolvimento do nosso município. E a gente vê aqui nessa ação, efetivamente, a busca pela melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, destacou o prefeito Ivan Sobral.

A secretária da Inclusão e da Assistência Social, Rafaella Souza, explicou que esse foi o primeiro contato da gestão com as beneficiárias e que o nome do programa simboliza o primeiro contato das mães com os bebês.

“Para a gente, é muito importante poder contribuir com essas mães, poder ajudá-las nesse momento, eu sei que não é talvez tudo o que elas precisam, mas um pouco do que a gente pode fazer. Hoje nós entregamos esse benefício para que a gente possa ajudá-las nesse processo. O nome do programa simboliza o primeiro laço que as mamães vão ter com o bebê, mesmo sendo o segundo filho, o terceiro filho ou o primeiro, é o primeiro laço com o bebê, então é o primeiro enxovalzinho, que foi escolhido com muito carinho”, explica a secretária.

O programa tem como público-alvo mulheres a partir do 5° mês de gestação, que são acompanhadas pelo Cras e possuem registro no Cadastro Único. Para além da entrega do Kit Enxoval, o programa possibilita o fortalecimento dos vínculos familiares e oferta mais segurança às mães para a chegada dos bebês.

Scroll to top
Pular para o conteúdo