Secretários de Itaporanga reúnem-se com secretário estadual de Saúde solicitando melhorias para a UPA

Atualmente, dos R$ 740 mil de despesas mensais da unidade, mais de R$ 400 mil são custeados com recursos próprios do município

Na tarde da quarta-feira, 08, a Prefeitura de Itaporanga d’Ajuda, através dos secretários municipais de Saúde, Jardel Martins e de Finanças, Maikel Dantas, acompanhados do deputado estadual, Marcelo Sobral, reunira-se com o secretário estadual estadual de Saúde, Walter Pinheiro, para solicitar recursos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ana Maria de Menezes.

A finalidade foi mostrar ao secretário as demandas e necessidades financeiras com relação a UPA. “Em relação aos repasses financeiros estadual e federal, primordiais para a manutenção da qualidade do serviço prestado na Unidade, tenho certeza que o povo de Itaporanga colherá bons frutos desse encontro, fazendo a saúde do município avançar”, avaliou o secretário de Saúde de Itaporanga, Jardel Martins.

O secretário de Finanças do município, Maikel Dantas, explicou que com as perdas nas arrecadações municipais, o repasse para a UPA todos os meses tem sido feito de modo apertado. “No ano passado e início deste, nossa arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) caiu bastante. Estamos com dificuldade em manter a qualidade dos serviços municipais e viemos aqui hoje para buscar uma solução junto ao Governo do Estado”, argumentou.

O secretário Walter Pinheiro, enfatizou a importância do diálogo entre as esferas municipal e estadual. “É muito importante conhecer as necessidades dos municípios e, com a intervenção do deputado Marcelo, tive ciência da situação da UPA de Itaporanga. Uma das metas do governo de Fábio é sanar as dificuldades que os municípios encontram na área e os itaporanguenses podem contar com nosso empenho”, destacou.

Apoio estadual
O deputado estadual Marcelo Sobral (União Brasil), viabilizou a ida dos secretários até a SES. Para o parlamentar, a união entre o legislativo e os secretariados municipal e estadual ajudará as cidades sergipanas. “Como representante do povo de Sergipe e de Itaporanga d’Ajuda, fui procurado pelos secretários do município para marcar essa reunião com o Dr. Walter. Saímos daqui com balanço positivo e esperando que a situação da UPA seja resolvida em breve”, destacou.

A UPA
Inaugurada em 2020, em meio à pandemia do novo coronavírus, a Unidade de Pronto Atendimento Ana Maria de Menezes tornou-se referência para os atendimentos hospitalares dos municípios de Itaporanga d’Ajuda, São Cristóvão, Estância e Salgado, sendo importante para a região do litoral sul e desafogando o Hospital de Urgências Governador João Alves Filho.

Foto: Mário Sousa/SES

Texto: Elaine Mesoli