Entre as pautas apresentadas pelo Sindicato, foram pontuadas a situação do diário eletrônico do município e a atualização do piso salarial dos professores
O prefeito Ivan Sobral recebeu na manhã desta quinta-feira, 20, dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese), com o objetivo de fortalecer o diálogo com a categoria, discutir o cenário atual da Educação do município e buscar soluções para demandas importantes da classe.
Entre as pautas apresentadas pelo Sindicato, foram pontuadas a situação do diário eletrônico do município e a atualização do piso salarial dos professores. O gestor se comprometeu em avaliar os impactos para a administração municipal e um novo encontro foi marcado para o avanço das discussões sobre a concessão do piso nacional. Além disso, foi garantido a oferta das condições necessárias para que os professores cumpram com o preenchimento do diário eletrônico.
Para o prefeito, a manutenção do diálogo com a categoria reafirma eixos importantes da gestão, que são transparência, a busca por desenvolvimento e o compromisso com os servidores municipais.
“Viemos justamente tratar questões pertinentes à educação para que possamos melhorar o ambiente, acima de tudo, para os profissionais da educação, mas também para as nossas crianças e adolescentes. Tivemos a oportunidade de ter essa conversa franca, aberta com essa comissão, tratando de pautas importantes, mas acima de tudo, para ofertar melhorias para o alunado da rede pública municipal de Itaporanga”, destaca Ivan.
A secretária da Educação, Ana Lúcia Lima, que também esteve presente no encontro, afirma que já existe um diálogo estabelecido com a categoria com o objetivo principal de ofertar uma melhor qualidade na educação, principalmente, para os alunos da rede municipal.
“Desde que assumimos a Secretaria Municipal da Educação, nós abrimos a Secretaria ao diálogo com os sindicatos, o Itasind e o Sintese. No dia 3 de janeiro, já tivemos uma reunião com eles, tratamos de vários assuntos, várias perspectivas, sempre pensando no melhor para a educação municipal e isso tem caminhado de uma forma muito tranquila, porque nós percebemos o interesse no desenvolvimento do município e da melhoria da qualidade da educação oferecida aos nossos estudantes e é esse o nosso propósito, sempre vai ser”, pontua.
Membro da Comissão do Sintese, Uilson Hora avaliou a reunião como positiva e destacou as pautas levantadas pela comissão.
“Nós avaliamos esse encontro como de extrema importância, pois a gente não tinha esse canal anteriormente. E a gente sai daqui com esperança. O prefeito pediu para fazer as contas e ele disse aqui que se as contas baterem, não tem problema nenhum de dar o nosso piso do magistério. É o primeiro ano de gestão dele aqui. Além disso, tratamos aqui de uma pauta caríssima para nós, que é o Diário Eletrônico. A secretária disse que vai resolver e nós vamos assinar nossas aulas”, disse, satisfeito.