O objetivo do programa é acompanhar por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) as gestantes em situação de vulnerabilidade social
A Prefeitura de Itaporanga d’Ajuda, por intermédio da Secretaria Municipal da Inclusão e da Assistência Social, promoveu na manhã desta terça-feira, 6, mais uma entrega dos Kits de Enxovais, do programa Primeiros Laços. O objetivo é acompanhar por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) as gestantes em situação de vulnerabilidade social, bem como toda a família.
Trata-se de um benefício eventual previsto pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Cada kit conta com banheira plástica, macacão em tecido, conjunto pagão, colônia infantil, kit escova, calça enxuta, mamadeira, sabonete infantil, camiseta para recém-nascido, cueiro, papeiro, par de sapatinho, fralda de tecido, toalha de banho e par de luvas.
“Sabemos da importância desse benefício para as mamães itaporanguenses. É além da oferta de suporte, uma garantia de direitos para essas mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Esse é um momento muito especial na vida das mulheres e garantir esse kit para suporte nos primeiros cuidados com o bebê, é muito importante”, destacou a primeira-dama e secretária da Inclusão e da Assistência Social, Rafaella Souza.
Para Maria José Santos, avó do pequeno Bento de apenas um mês de nascido, o Kit Enxoval é especial para os cuidados nos primeiros meses do bebê. “Sou grata, primeiramente a Deus, a essa equipe, que é maravilhosa, que acolhe muitas pessoas e desejo que continue sendo essa bênção. Esse kit é essencial para esse momento, gostei bastante, tem perfume, fralda, vem até um sapatinho, tudo isso vai ser importante agora para os cuidados com o bebê”, destacou.
A gestante Sidneia Gregório está grávida há nove meses. Esperando o segundo filho, ela elogiou o kit entregue pela Semias. “Foi bom demais! Vai ajudar muito. Esse veio melhor do que o outro que eu peguei. Gostei demais”, disse.
Durante a gestação, essas mulheres são acompanhadas ainda pela equipe do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, realizam o Pré-Natal com a Equipe de Saúde da Família (ESF). Após o parto, a família passa a ser acompanhada pelo Programa Criança Feliz, onde é trabalhado o vínculo materno-infantil, tendo como objetivo promover o desenvolvimento social, psicossocial e comportamental da criança.