Prefeito Otávio Sobral realiza entrega de notebooks aos cinco alunos que obtiveram maiores médias no Enem 2018

Fotos: Rogério Souza

O prefeito Otávio Sobral realizou nesta quarta-feira, 28, a entrega de notebooks aos cinco alunos do pré-universitário Seduc que obtiveram as maiores médias no Enem 2018. A solenidade simbólica ocorreu na aula inaugural do PreUni, com a presença dos 29 aprovados na Universidade Federal de Sergipe e com os novos 130 alunos do programa da Secretaria de Estado da Educação.

O prefeito Otávio Sobral enfatizou estar orgulhoso e feliz com o momento. “Hoje é um dia de muito orgulho pra mim, estou aqui diante de 29 jovens aprovados na Universidade e diante de 130 que estão em busca de uma vaga. Tenho certeza que ano que vem estaremos com um grande número de aprovados e isso é que me deixa feliz. Não fico feliz quando ouço que um município vizinho teve o preuni extinto, não fiquei feliz quando vi o nosso ideb 0 em 2016, eu fico feliz em olhar em volta e ver todos esses jovens, 29 aprovados na Universidade Federal de Sergipe, isso me deixa feliz e orgulhoso, isso sim”, concluiu.

O diretor do Dase, Fábio Leite, afirma que a mudança da gestão mudou a cara do pré-universitário. “É realmente um momento feliz, esse é um programa do Governo do Estado, fruto de um trabalho de uma equipe, eu olhava para o polo de Itaporanga e ficava triste, tão perto de Aracaju e não tinha resultados, 2015 e 2016 foi um fracasso, em 2017 com a mudança da gestão, com a mudança da coordenação aqui do município e realmente a mudança da pessoa modificou o polo. É a educação que transforma vidas, porque esses meninos aprovados aqui eles terão um grande futuro pela frente, eles terão uma profissão”, destacou o diretor.

“Aqui em Itaporanga nós temos compromisso com a educação de um modo geral, na gestão do prefeito Otávio Sobral, o seu compromisso é com o itaporanguense, independentemente de ele ser do ensino fundamental, do ensino médio ou do ensino superior. O que desejamos são as boas vindas a esses jovens e dizer que aproveitem tudo que é ofertado no Preuni, pois ano que vem muitos estarão como aprovados na Universidade”, disse o secretário de Educação, Ronaldo Oliveira, durante o seu discurso para os estudantes na aula inaugural do Preuni da Seduc.

O coordenador do PreUni, polo Itaporanga, professor Robson Silva, destaca a evolução que ocorreu no pré-universitário na cidade e as medidas adotadas para mudar a realidade de fracasso. “A partir de hoje nós começamos uma história que vai culminar com novas aprovações na UFS. O polo do Pré-universitário de Itaporanga, na gestão passada, estava fadado ao fracasso, os estudantes vinham para brincar e isso desestimulava professores e os colegas e quando nós começamos na gestão do prefeito Otávio Sobral, nós quisemos mudar essa realidade, porque através da educação é que a gente vence na vida. A primeira mudança que fizemos neste polo foi devolver a autoestima do aluno e essa ação do prefeito é numa forma de estimular os alunos”, afirmou.

O vereador Professor Humberto fez questão de deixar sua mensagem de incentivo, dando seu testemunho de vida como exemplo. “Itaporanga irá ter muito mais aprovados na universidade em 2019, pois são esses jovens que irão transformar esse país, são esses jovens que irão transformar Itaporanga d’Ajuda, continuem nessa causa, não é muito fácil durante o dia e ainda a noite vir enfrentar, mas levem como referência aqueles que venceram. Esses jovens são capazes, o prefeito Otávio está dando oportunidades a eles junto ao governador Belivaldo, então queremos que sejam os primeiros, para serem sempre vencedores”, diz.

A universitária Isabel Raiane foi aprovada em 1º lugar no curso de direito, e foi uma das alunas que obtiveram maior média no Enem 2018, entre os alunos do Preuni de Itaporanga d’Ajuda, e em consequência recebeu um notebook das mãos do prefeito. Na oportunidade, Isabel deixou sua mensagem aos colegas.

“Vocês que estão tentando mais um ano, eu deixo os meus parabéns pela determinação de vocês porque eu sei que não é fácil. Hoje, todos os 130 estão dando o primeiro passo para a vitória. Eu fico muito feliz em ter alcançado o meu objetivo, mas eu tenho certeza que sozinha eu não conseguiria chegar aqui. Agradeço ao coordenador, professor Robson, e aos professores. Tenho certeza que o número de aprovações vai aumentar e que todos aqui presentes continuarão representando Itaporanga por aí a fora. Dias 03 e 10 de novembro são os dias de vitória para todos os novos alunos do preuni”, disse, muito orgulhosa.

Por Janaina Oliveira