Secretaria de Assistência Social realiza curso de Corte e Costura Criativo em parceria com a Codevasf

Fotos: Rogério Souza

A Prefeitura de Itaporanga d’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, está realizando curso de Corte e Costura Criativo, na sede da Secretaria, em parceria com a Companhia do Vale São Francisco (Codevasf). São 15 alunos, em um curso que tem a duração de 40 horas, no período de uma semana. Todo o material para a realização do curso é de responsabilidade da Codevasf, em contrapartida, o instrutor é de responsabilidade do município.

A Vanessa Cruz Ferreira está desempregada e auxilia sua mãe nos afazeres de casa, ela vê, no curso de corte e costura, uma oportunidade de ter uma renda extra. “É muito importante porque as podem passar a ter uma renda extra, você aprendendo a fazer suas peças você pode vender e ter uma renda para ajudar em casa. É muito importante a realização desses cursos, quanto mais tiver, melhor. Eu estive aqui na Secretaria e preenchi uma ficha de interesse em cursos de costura, quando abriram as vagas me ligaram, informaram como aconteceria e eu de imediato afirmei minha participação”, disse.

O senhor Alvacy Cosme Santana Santos é funcionário público e vem de uma família de costureiros. “Eu acho bem interessante a realização desses cursos, porque traz mais uma capacitação para a comunidade e para mim é ainda mais interessante porque eu venho de uma família de costureiros, tenho dois irmãos que são cortadores, minha mãe é costureira, então estou me aprimorando e pegando mais conhecimento nessa área de costura e quem sabe seguir os passos da minha mãe e irmãos. É de fundamental importância a prefeitura continuar realizando esses cursos, capacitando cada vez mais a comunidade, dando condições das pessoas ter uma frente de trabalho, tanto autônoma, quanto em uma empresa privada”, destacou.

Sobre a seleção para os cursos

A coordenadora do Acessuas Trabalho, Silvia Carla Anchieta, explica que existe um banco de dados na Secretaria de pessoas interessadas em cursos profissionalizantes, e é desse banco de dados que é feita a triagem. “A gente tem uma fila de espera enorme, trata-se de um banco de dados com vários cadastros. As pessoas vem até a Secretaria e aqui solicitam o preenchimento da ficha de interesse em cursos, essa ficha é arquivada no nosso banco de dados, quando surgem os cursos, nós buscamos nesse banco de dados as pessoas que estão interessadas em cursos na área correspondente, então entramos em contato, informamos a abertura de vagas e perguntamos se essa pessoa ainda está interessada”, explica.

“Alguns parceiros nas realizações destes cursos exigem alguns requisitos, entre eles a questão da renda familiar, se está inserido no programa Bolsa Família, se está desempregado ou ainda está em busca do primeiro emprego, em algumas situações a idade também é um requisito, entre outros. Quando as oficinas são realizadas pela Secretaria, com certificado emitido pelo próprio órgão, nós abrimos um pouco mais esse leque, para que possamos contemplar aqueles que não conseguem ser encaixados nos requisitos exigidos pelos nossos parceiros”, continua a coordenadora.

Silvia Carla conclui destacando que “quem tiver interesse em participar dos cursos realizados pela Secretaria de Assistência Social em suas diversas parcerias, é só ir até a sede da Secretaria e na recepção solicitar a ficha de interesse em cursos, lá mesmo pode preencher e nos entregar. Essa ficha será arquivada no nosso banco de dados para participação em cursos que venham a acontecer”, concluiu.

Por Janaina Oliveira