Prefeito Otávio Sobral inaugura Creche Pré-escola Professor José Claudio Barreto Sobral

“Ao invés de armas, as nossas crianças e jovens precisam de livros, caderno e lápis para sobre os caminhos que levam a sabedoria”, foi com essa mensagem que o prefeito Otávio Sobral, juntamente com o secretário de Educação, Ronaldo Oliveira, e demais autoridades do município, realizaram a inauguração da Creche Pré-Escola Professor José Claudio Barreto Sobral, na manhã desta segunda-feira, 18. A unidade de ensino atende cerca de 400 crianças da região centro do município.

O prefeito Otávio Sobral em seu discurso fez questão de dar destaque a homenagem ao professor José Cláudio, e enfatizou os avanços na educação do município. “Hoje estamos inaugurando uma grandiosa e muito importante obra. Essa creche recebe o nome do professor José Claudio, um homem íntegro, muito inteligente e de uma sabedoria imensa, um exemplo de pai, de irmão e de amigo. Aproveito para dizer que estamos trabalhando para concluir e entregar todas as obras que encontramos quando assumimos a gestão, isso sim é compromisso, essa é a minha preocupação. Na educação tivemos um avanço de mais de 400% na nota do Ideb. E inaugurar essa obra é dar um pontapé em uma educação de qualidade para os nossos munícipes”, disse o gestor durante o seu discurso.

O secretário de Educação, Ronaldo Oliveira, disse que a gestão do prefeito Otávio Sobral foi a que mais investiu em Educação na história de Itaporanga d’Ajuda. “Gostaria de dizer que quem é apaixonado pela educação sente uma grande emoção com a inauguração dessa obra. Otávio Sobral entrará para a história como o prefeito que mais organizou e investiu na educação do município de Itaporanga d’Ajuda. Queria aqui dizer que precisamos armar todos com livros, cadernos, canetas e lápis, para que todos adquiram mais conscientização, e saibam, sim, escolher os nossos representantes, e é isso que estamos fazendo no município de Itaporanga d’Ajuda, estamos investindo maciçamente, fortemente, na educação do nosso município”, destacou.

O ex-prefeito e superintendente da Codevasf, César Mandarino, aproveitou a oportunidade para parabenizar o prefeito Otávio Sobral pela responsabilidade em concluir as obras do município. “Parabenizo toda equipe pela entrega desta bela obra. A homenagem ao professor Cláudio nesta obra é justíssima, pois é um cidadão que teve serviços prestados em Itaporanga d’Ajuda, pois foi professor da Escola Municipal Padre Everaldo. Parabenizo o prefeito Otávio Sobral pela responsabilidade em dar continuidade em obras que ele recebeu, que está concluindo e entregando, isso mostra o espírito público de gestor que tem compromisso com a sociedade”, afirmou.

O filho do homenageado, Bruno Sobral, usou a oratória para agradecer a homenagem ao professor José Cláudio. “Gostaria de agradecer, em nome de toda família, ao prefeito Otávio Sobral que de forma espontânea resolveu colocar como indicação o nome do meu pai neste prédio, tomei com surpresa e me emocionei de imediato. Quem conheceu o professor Cláudio sabe a importância que ele deu a educação não só a Itaporanga como a todo Estado de Sergipe. Meu pai nesta terra deixou um legado, na vida de muitas pessoas que ele educou. Só posso agradecer pelo reconhecimento a história do meu pai, nesta obra tão importante”, concluiu, emocionado.

Sobre a obra

O projeto da Creche Pré-escola Professor José Cláudio Barreto Sobral foi desenvolvido pelo Programa Pró-Infância, tem capacidade de atendimento de até 396 crianças em dois turnos (matutino e vespertino) e 188 crianças em período integral. O empreendimento possui dois blocos, Bloco A e Bloco B, composto por hall, secretaria, sala de professores, direção, almoxarifado, sanitários, lactário, salas de atividades, faldário, amamentação, copa funcionários, lavanderia, refeitório, dentre outros. A obra obteve um valor contratual de cerca de R$ 1.600.000,00.

Sobre o homenageado

O professor José Claudio Barreto Sobral iniciou sua vida profissional em Simão Dias, dando aula em um colégio da cidade. Em seguida, retornou a Itaporanga, sua terra que sempre amou, onde lecionou no antigo ginásio Padre Everaldo de Lima. José Cláudio então foi para Aracaju onde lecionou no antigo Colégio Costa e Silva (hoje Colégio Estadual Professor João Costa), no Colégio Estadual Tobias Barreto e no Atheneu Sergipense. Foi vice-diretor do Instituto Rui Barbosa, e foi professor e diretor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. O homenageado também era escritor, entre suas obras está o poema “Salve 02 de fevereiro”.

Presenças

Estiveram presentes na solenidade, além do prefeito Otávio Sobral, o presidente da Câmara de Vereadores, Ivan do Conselho, os vereadores Tonho de Luquinha, Neguinho do Sapé, Silvio Leal, Conceição Anchieta, Mariza da Mata e Edézio Tavares. Estiveram também a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Trabalho, Izabel Sobral, o procurador do município, Marcelo Sobral, os secretários Ronaldo Oliveira (Educação), Sérgio Melo (Obras), Lucas Macedo (Geral), Edwelton Gois (Administração), Augusto Ribeiro (Saúde), Rosymeire Rocha (Controle Interno), Maikel Dantas (Finanças), Augusto Garção (Meio Ambiente) e Palmiro Fontes (Cultura e Turismo). Além dos ex-prefeitos César Mandarino e Antônio Silveira. Entre os familiares do homegeado estavam Gilvane (Esposa), Breno, Bruno e Bianca (Filhos), Júlia e Gabriela (Netas), Claudina, César de Bebé e Celso (Irmãos).

Por Janaina Oliveira