SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA AMPLIAÇÃO DE TESTAGEM PARA A COVID-19 EM PARCERIA COM A UFS E O GOVERNO DO ESTADO

Neste sábado, 06, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Governo do Estado, realizaram ampliação de testagens para a Covid-19 na feira livre de Itaporanga. A ação tem o objetivo de identificar novos infectados e acompanhar a situação epidemiológica do município. Ao todo foram atendidas 220 pessoas, e cada cidadão foi submetido ao teste rápido e o RT-PCR, com isso foram realizados 440 exames. Ao longo da semana a Secretaria de Saúde irá ampliar as testagens para demais pontos da cidade, além de desenvolver estratégias efetivas no controle da disseminação do vírus.

O prefeito Otávio Sobral acompanhou a ação e aproveitou para realizar o exame como forma de incentivo a população. “É necessário que todos se disponibilizem a participar, pois essa é uma forma de identificar os assintomáticos, ou até mesmo aqueles que estão com alguns sintomas, e adotar as medidas necessárias, com isso conseguimos ter um controle da proliferação. O momento é muito crítico e precisamos redobrar os cuidados e atenção”, destacou o gestor municipal.

“Essa parceria com a UFS e o Governo do Estado para ampliar as testagens no município possibilita que a gente tenha uma avaliação da janela imunológica, ou seja, um índice de imunidade para o coronavírus da população. Se trata de uma ação inicial de outras que iremos fazer de iniciativa própria do município a partir das próximas semanas para nortear os planejamentos futuros no combate a pandemia em Itaporanga”, destaca a secretária de Saúde, Emanuelly Hora.

Por Janaina Oliveira