EDUCAÇÃO REALIZA CONFERÊNCIA E DEBATE RUMOS PARA O FUTURO

A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quinta-feira, 10, a Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2022, etapa municipal de Itaporanga D’Ajuda, com o tema Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira. A Conferência trouxe um espaço democrático para que todos pudessem participar e estar familiarizados com o desenvolvimento da Educação Nacional.

Coube ao Secretário de Educação, Ronaldo Oliveira, a responsabilidade de fazer a abertura do evento, ministrando uma palestra com o tema: Fórum – contribuições e importância para a educação brasileira. Na ocasião, o Secretário relatou as ações da educação itaporanguense desde 2017, demonstrando o compromisso da gestão do Prefeito Otávio Sobral com a educação municipal. O evento também contou com presença de diversos setores, incluindo a presença dos secretários Lucas Macedo (Secretaria Geral), Emanuelly Hora (Saúde), Neguinho do Sapé (Agricultura), Juliana Nascimento (Controladoria Geral) e Maikel Dantas (Finanças), dos vereadores Felipe Sobral (Presidente da Câmara de Vereadores, José do Carmo e Ivan Luciano, da Coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Jociela Morais, do Coordenador Municipal do Fórum de Educação, Pompeu Tranzillo, do Secretário Adjunto da Educação, Márcio Travassos, e da Diretora da Escola Municipal Maria das Graças, Arycelia Sobral, unidade escolar onde foi realizada a Conferência, do Conselho Tutelar Municipal e contando também com a presença de representantes dos mais diversos seguimentos da sociedade civil organizada, como o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (SINTESE) e o dos Trabalhadores Rurais.

Durante um momento da conferência, os participantes foram divididos em três eixos temáticos de discussão da CONAE. Eixo 1: o PNE 2024-2034: avaliação das diretrizes e metas; Eixo 2: uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação; Eixo 3: criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção. Nesses grupos, foram avaliados quase 200 pontos do Documento Referência da CONAE 2022 e também feita a eleição dos 08 delegados municipais, que irão representar o município na etapa estadual, e seus suplentes.