MAIS DE 3500 PESSOAS SERÃO ATENDIDAS NA UBS MARIA BARBOSA DA COSTA SILVEIRA, NA COHAB

A Prefeitura de Itaporanga d’Ajuda, através da sua Municipal da Saúde. atendeu a um anseio antigo da população do bairro Cohab, em Itaporanga d’Ajuda,e entregou à população na quinta-feira, 22, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Barbosa da Costa Silveira, honrando o compromisso firmado com os moradores da comunidade. Com investimento de R$ 529 mil, a UBS foi construída com 70% do orçamento proveniente de recursos federais e 30% de recursos próprios da prefeitura, levando mais saúde, conforto, comodidade e qualidade de vida aos itaporanguenses.

O prefeito Otávio Sobral inaugurou a unidade e explicou que a Unidade Básica era objetivo da gestão desde 2017, estando, inclusive, no seu plano de governo daquele ano. “Desde nossa primeira gestão, tínhamos a vontade de construir essa UBS. Em 2021, a construção foi colocada como prioridade no Plano Municipal de Saúde e posteriormente aprovada pelo Conselho Municipal. Assim, vimos a melhor forma de conseguir os recursos e, mesmo com todas dificuldades, estamos entregando a obra dentro do prazo”, frisou.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Emanuelly Hora, cerca de 3.500 pacientes da te terão acesso imediato à saúde básica, não precisando se deslocar até o centro da cidade para realizar consultas, exames e demais atendimentos. “Essa região carecia de maior atenção nos serviços de saúde, pois os moradores se deslocavam mais de dois quilômetros até o centro da cidade para serem atendidos e, muitos deles, tinham dificuldade nessa locomoção. Com o esforço da prefeitura e da equipe da Secretaria de Saúde, conseguimos obter os recursos necessários para a construção da clínica e entregá-la em tempo recorde de seis meses”, argumentou.

Ainda, segundo Emanuelly, na unidade serão ofertados serviços básicos de consultas com clínicos gerais e enfermeiros, atendimentos pré-natais, consultas e atendimentos odontológicos, exames de lâmina, curativos, vacinas e aplicação de medicações injetáveis. “Com essa estrutura estamos entregando à população a 16ª equipe de Saúde na Família, sendo cinco equipes na cidade e 11 no interior”, explicou.

Presente na cerimônia de inauguração, a secretária Estadual de Saúde, Mércia Feitosa, parabenizou a Prefeitura de Itaporanga pela construção da UBS. “Essa obra é representação da preocupação da prefeitura com seus munícipes. Como enfermeira, sei da importância de aproximar o serviço da população. Isso é acessibilidade, é um olhar humanizado que a gestão com muito zelo está entregando aos usuários do Sistema Único de Saúde de Itaporanga”, aprovou.

Para Hanielly Ribeiro, moradora do bairro, a gestão de Otávio Sobral realizou um sonho antigo dos moradores. Segundo ela, muitos prometeram, mas ele fez. “Gratidão é a palavra que resume o que os moradores do bairro estão sentindo hoje. Durante muitos anos essa UBS foi sonhada por nós e somos gratos à prefeitura por concluir a obra e proporcionar um melhor atendimento nos serviços de saúde”, agradeceu.

Desiree Batista, enfermeira responsável pela clínica, avalia que a iniciativa da prefeitura beneficia não só a comunidade do Cohab, mas toda a cidade de modo geral. “É de suma importância essa UBS pois devido ao tamanho do território de Itaporanga muitos moradores acabam se deslocando até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, lotando assim a capacidade do lugar. Com essa nova unidade, vamos desafogar a UPA e as outras UBS do município, levando o atendimento rápido e humanizado que o itaporanguense merece”, reconheceu.

A Unidade Básica conta com estacionamento; salas de recepção, pré-atendimento, odontologia, curativo, almoxarifado, expurgo, esterilização, reunião e administração; banheiros; dois consultórios; ponto para distribuição de medicamentos; copa e casa de lixo.

O vice-prefeito José Humberto, filho da homenageada com o nome da UBS, emocionou-se ao falar de sua mãe. “Não tem como falar dela sem lembrar de seu testemunho de luta pelos cidadãos de Itaporanga. Agradeço à prefeitura pela homenagem que alegra não só a mim, mas a todos amigos e familiares da família Silveira”, expressou.

Sobre a homenageada

Maria Barbosa da Costa Silveira, residente no povoado Rio Fundo Cachoeira, era conhecida como dona Mariquinha, faleceu em 14 de fevereiro de 2022, aos 90 anos. Destacou-se pela sua luta à frente da comunidade do Rio Fundo Cachoeira, com ênfase na área da saúde e no social; agendava consultas e atendimentos médicos para os moradores do povoado e os acompanhava até a cidade para essas atividades.