Secretaria Municipal de Saúde e UFS realizam parceria para educação em saúde de pacientes diabéticos

A Prefeitura de Itaporanga d’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), iniciou um estudo com pacientes diabéticos do município sob a proposta de educação em saúde, com o objetivo de que eles entendam melhor a doença e como cuidar de si mesmos. A ação ocorreu na Clínica de Saúde da Família Umberto Mandarino e foram atendidos 45 pacientes inicialmente, com realização de entrevistas e aferições de pressão arterial e glicemia capilar.

Os pacientes também serão encaminhados para medir a dosagem da hemoglobina glicada e serão acompanhados, virtualmente, por um período de três meses, com orientações de dieta e atividade física. No final do trimestre, será realizada uma nova dosagem para a verificação da eficácia da educação em saúde.

A educação em saúde é fundamental para pacientes diabéticos, pois além de controlar a doença, também ajuda a prevenir complicações graves, promove o autogerenciamento da doença e melhora a qualidade de vida.

Participaram da ação, o professor Lysandro Borges, juntamente com a turma do curso de Farmácia da UFS, e a Coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Fernanda Viana.