Prefeito solicita recursos para saúde, infraestrutura e turismo de Itaporanga d’Ajuda

Em Brasília, ao lado do deputado estadual Marcelo Sobral, o prefeito se reuniu com a deputada federal Yandra Moura, solicitando recursos para diversas áreas do município

O prefeito de Itaporanga d’Ajuda, Otávio Sobral, ao lado do seu filho, o deputado estadual, Marcelo Sobral, reuniu-se na segunda-feira, 13, com a deputada federal Yandra Moura e o secretário Nacional de Sustentabilidade, Desenvolvimento Territorial e Infraestrutura do Ministério do Turismo, Carlos Henrique Menezes Sobral.

Para a deputada, foi solicitada a indicação de emendas que atendam às necessidades da saúde municipal. “Nosso município vem sofrendo bastante com perdas na arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Ano passado tivemos retenção  de mais de R$ 10 milhões do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) engessando, de certa forma, a gestão. Conversando com o deputado Marcelo, encontramos a alternativa de visitar os representantes federais do nosso estado, em busca de recursos para a saúde do município e, em especial, nossa UPA”, destacou o prefeito Otávio.

O gestor municipal explicou que como resultado concreto da visita, conseguiu a destinação de emendas da deputada para a saúde do município, com recursos do Piso de Atenção Básica (PAB) e da Média e Alta Complexidade (MAC), como forma de custear o atendimento da UPA 24h.

O parlamentar Marcelo Sobral explicou que a iniciativa da viagem é ser uma voz ativa do povo sergipano não só na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), mas levando as solicitações dos municípios para os parlamentares federais. “Estou andando ao lado dos prefeitos sergipanos e nada mais justo que iniciar essa visita a Brasília com o prefeito de Itaporanga. Conseguimos recursos para a cidade e vamos continuar trabalhando pelo povo itaporanguense”, destacou o deputado.

Na audiência com o secretário Carlos Henrique Sobral também foi apresentado o Projeto de Implantação da Orla do Rio Vaza-Barris. “O potencial turístico do nosso município é gigante e essa Orla trará maiores investimentos na área comercial e hoteleira de Itaporanga“, argumentou Otávio.

Outra solicitação feita pelo gestor municipal nas visitas, foi a reforma do Mercado Municipal, que beneficiará feirantes e moradores. “Nosso mercado precisa de uma reforma estruturante, pois há uma degradação no teto, com vazamentos, e precisamos proporcionar um espaço mais moderno e confortável a eles”, ressalta o prefeito.

Yandra, por sua vez, colocou-se à disposição para a destinação de  emendas. “A saúde, o turismo e a urbanização de Itaporanga saem ganhando. E no que depender de mim, os recursos chegarão”, afirmou.