Secretaria da Educação realiza formação de profissionais para Educação Inclusiva

A Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais e EJA e o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado – AEE (Padre Everaldo Lima) da Secretaria Municipal da Educação (Semedi), firmaram uma parceria para orientar e garantir a constante melhoria do aprendizado, a promoção da diversidade e o respeito às diferenças. A primeira ação foi a realização de uma formação dos profissionais da educação municipal, abordando a temática “Educação Especial na Perspectiva da Inclusão: adaptação curricular – ensino fundamental anos finais”.

Segundo a coordenadora Pedagógica da Semedi – Anos Finais, Sheila Ferreira, “a Educação Inclusiva diz respeito a todos e, portanto, é obrigação de todos. Por isso, a Secretaria em isso como princípio básico e a preocupação de desenvolver todos os mecanismos para que o ensino municipal seja cada vez mais inclusivo. Essa parceria é mais uma forma de trazer a temática para nosso debate e promover a ampliação dos conhecimentos dos profissionais da educação” afirmou.

Sheila acredita também que a educação inclusiva é um tema extremamente relevante para a atualidade, “pois  trata-se de um conceito que prega por um ensino mais democrático, diverso e rico, em que todos os estudantes são bem-vindos. Afinal, aprender, desenvolver suas capacidades e ser incluído na sociedade é um direito de todos. E é dentro desse contexto que a educação inclusiva atua, transformando a escola em um espaço de integração entre o ensino regular e o ensino especial”, concluiu.