Ações da Secretaria Municipal de Saúde de Itaporanga d’Ajuda reduzem índice do Aedes aegypti

LIRAa de Itaporanga aponta redução no índice de infestação do mosquito que transmite a dengue, a zyca e a chikungunya

O resultado do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) em Itaporanga traz uma excelente notícia: houve uma queda significativa em relação ao último levantamento. Essa redução no índice demonstra a eficácia das ações de combate ao mosquito, além do comprometimento da população em colaborar com essa importante causa.

Diversos fatores contribuíram para essa diminuição do índice, mas é inegável que as ações de educação em saúde e combate ao Aedes aegypti conduzidas pela Secretaria Municipal de Saúde foram determinantes para esse resultado positivo. A conscientização da população e a adoção de medidas preventivas foram essenciais para a redução dos focos do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Entretanto, o secretário de Saúde, Jardel Vasconcelos, ressalta que o trabalho não pode parar. “As equipes continuam empenhadas em atuar em todas as áreas do município para manter os índices sob controle e garantir a saúde e bem-estar da população. A luta contra o Aedes aegypti é uma responsabilidade coletiva e cada cidadão itaporanguense desempenha um papel crucial nesse esforço”, afirma.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da participação ativa da comunidade, pedindo a colaboração de todos para manter os cuidados necessários em seus ambientes, eliminando possíveis criadouros do mosquito. A continuidade das ações de prevenção é fundamental para que Itaporanga permaneça livre dessas doenças.

O secretário destaca ainda que “apesar de ser um momento para celebrar os resultados alcançados, é também de reafirmar o compromisso de todos em manter a cidade limpa e segura, afastando as ameaças do Aedes aegypti. A parceria entre a população e a Secretaria Municipal de Saúde é a chave para o sucesso nessa batalha constante pela saúde pública”, conclui.