Prefeitura de Itaporanga firma parceria com Governo do Estado para ampliação de abastecimento de água em comunidades

Através da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), o Governo do Estado, em colaboração com a Prefeitura Municipal de Itaporanga d’Ajuda, está empenhado em atender as demandas da população local. Durante a 9ª edição do programa ‘Sergipe é Aqui’, ocorrida nesta quinta-feira, 10, foram anunciadas importantes medidas para a ampliação do abastecimento de água em comunidades rurais do município.

A iniciativa visa a perfuração de cinco poços e a implantação de sistemas de abastecimento em regiões estratégicas, com um investimento expressivo de aproximadamente R$ 760 mil. A ação tem o propósito de beneficiar cerca de 1.800 famílias itaporanguenses.

Nesse esforço conjunto entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Itaporanga, a Coderse irá perfurar poços tubulares essenciais para a estabilização do fornecimento de água no povoado Tapera, bem como para levar água de qualidade ao Assentamento Sonho de Rose (conhecido como Xinduba), com investimento no valor de R$ 80 mil do tesouro estadual está direcionado para suprir as necessidades hídricas de aproximadamente 500 famílias nas duas comunidades.

O diretor-presidente da Coderse, Paulo Sobral, ressaltou a relevância dessas iniciativas para as comunidades atendidas. “São comunidades que têm água, mas que cresceram de uma forma significativa, e a gente vai ter que fazer um complemento de um novo sistema para poder dar condição de abastecer toda a comunidade”, confirmou.

Além disso, a colaboração entre a Seagri e a Caixa Econômica Federal resultará na perfuração de dois poços tubulares no povoado Nova Descoberta, beneficiando cerca de mil famílias. Um investimento de R$ 454 mil foi autorizado pelo governador Fábio Mitidieri. O convênio com a Caixa Econômica abrange também outros quatro sistemas de abastecimento em comunidades rurais de diversos municípios sergipanos.

A Coderse dará início aos trabalhos de perfuração de um novo poço no povoado Água Boa, que abriga aproximadamente 300 famílias. Com um investimento total de R$ 223 mil, entre recursos federais e contrapartida do Estado, a medida fortalece o Programa ‘Água para Todos’.

Com informações do Governo do Estado

Foto: Ascom Seagri