Aluna itaporanguense é premiada em concurso organizado pelo Ministério do Trabalho

Nesta segunda-feira, 28, na Biblioteca Epiphanio Dória, aconteceu a cerimônia de premiação do Prêmio MPT na Escola 2023 e a aluna da rede municipal de ensino, Laysa Fernanda Carvalho Santos, da Escola Municipal Nicola Mandarino, foi premiada como um dos destaques da Categoria Contos, em nível Estadual.

O Prêmio é realizado em etapas nacionais, estaduais e municipais, com a premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais. No âmbito estadual, os participantes melhores colocados receberam prêmios como celulares, tablets e coleções de livros. Com a participação do município de Itaporanga, a Escola Municipal Nicola Mandarino também recebeu o selo do MPT no combate ao trabalho infantil.

“Mais um ano que o município de Itaporanga D’Ajuda tem alunos da sua rede municipal de ensino sendo premiados no Prêmio MPT na Escola, isso é reflexo o compromisso das nossas escolas com a temática do combate ao trabalho infantil”, destacou a coordenadora do Prêmio em nosso município, a professora Sheila Ferreira.

O secretário Municipal de Educação, Ronaldo Oliveira, presente no evento e representando o Prefeito Otávio Sobral, destacou a importância da premiação no que tange ao reconhecimento do talento dos alunos. “Todas as categorias têm o poder de incentivar em nossos alunos o desenvolvimento de grandes aptidões, como a escrita, a arte e a música. Laysa é nosso orgulho, pois se destacou numa competição que têm várias e vários alunos, de diversas regiões do nosso estado”, afirmou.

Para o gestor da Educação municipal, “o trabalho infantil é, reconhecidamente, uma das formas de exploração mais prejudiciais ao desenvolvimento pleno do ser humano. Seus efeitos deixam marcas tão profundas e muitas vezes irreversíveis. Nesse contexto, a escola tem um papel transformador, por ser um dos lugares ideais para que boas práticas sejam disseminadas”, conclui.