ITAPORANGA RECEBERÁ PROJETO DE ARBORIZAÇÃO DO SERGIPETEC

A Prefeitura de Itaporanga d’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, receberá em breve um projeto do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), que trará para o município um projeto de arborização denominado Florestas Urbanas. Na manhã desta quarta-feira, 23, o secretário de Meio Ambiente, Augusto Garção, acompanhado do engenheiro florestal e coordenador da Biofábrica de Mudas do SergipeTec, Ronaldo Fernandes, realizou visitas em pontos do município que poderão receber o projeto.

O secretário de Meio Ambiente, Augusto Garção, enfatiza a importância do projeto para o município. “Este projeto é a oportunidade de mudarmos a nossa cidade e a transformarmos em uma cidade arborizada, com um novo clima, uma boa visibilidade. Além disso, a nossa comunidade escolar ganha mais conscientização ambiental com as capacitações que receberão da equipe do SergipeTec. Este projeto, com certeza, mudará o nosso município para melhor”, afirmou.

O coordenador da Biofábrica de Mudas do SergipeTec, Ronaldo Fernandes, destaca que Itaporanga tem um grande potencial para o projeto de arborização. “Dos municípios que visitei, Itaporanga foi o segundo melhor, ficando atrás apenas de Aracaju. Dentro do que eu vi, em Itaporanga nós vamos trabalhar no mesmo potencial que trabalhamos em Aracaju, a ideia é transformar Itaporanga em um município modelo de arborização e de integração em educação ambiental”.

“O projeto é a primeira parte da arborização urbana, a mudança das plantas exóticas pelas plantas nativas, tentar embelezar a cidade com ipês amarelos, brancos e roxos, tornar a cidade mais agradável, tendo em vista que a árvore afeta o clima, a poluição sonora, fazer uma mudança em todo esse contexto de arborização. Integrado a isso vem uma reciclagem de professores e alunos voltado a essa questão de conscientização ambiental. Nós vamos criar redes entes os municípios participantes, com troca de mudas e sementes”, conclui o engenheiro florestal.

Foram visitados os seguintes pontos que poderão receber o projeto de arborização: Bica, praça Domício de Pentcha, Praça da Cohab, Estádio Municipal, Escola Municipal Teófilo Martins (povoado Tapera), Escola Municipal Antônio Muniz Barreto (povoado Morena), Povoado Nova Descoberta e Escola Municipal Vereador Genésio Santana.