Estudantes da rede municipal de ensino de Itaporanga recebem visita de índios da Tribo Kariri-Xocó

Índios da Tribo Kariri-Xocó, de Porto Real do Colégio, em Alagoas, visitaram algumas escolas do município em alusão a Semana do Índio, onde apresentaram a cultura, indumentárias e costumes dos índios, além de realizarem palestras e danças

19/04/2017 17:20

Durante esta quarta-feira, 19, em comemoração ao Dia do Índio, em uma parceria com a Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Educação, índios da Tribo Kariri-Xocó, de Porto Real do Colégio, em Alagoas, visitaram algumas escolas do município em alusão a Semana do Índio, onde apresentaram a cultura, indumentárias e costumes dos índios, além de realizarem palestras e danças.

As unidades que receberam os índios da Tribo Kariri-Xocó foram as Escolas Municipais Pedro Barreto de Andrade (Gravatá), Nilson Socorro (Sapé), Antônio José dos Santos (Mutirão), Padre Everaldo de Lima (Centro), Nicola Mandarino (Nova Descoberta), Genésio Santana (Nova Descoberta) e Maria das Graças (Centro). Em contrapartida, o município forneceu transporte e doou alimentos não perecíveis que foram arrecadados nas escolas.

Esta ação é, também, em cumprimento a Lei 11.645/2008 que estabelece que nas unidades de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

Sobre os Kariri-Xocó

Os Kariri-Xocó formam uma tribo de 2.500 indígenas e vivem em 689 hectares localizados no município de Porto Real do Colégio, no baixo São Francisco, em Alagoas. Em suas características culturais possuem em maior destaque a produção artesanal de cerâmica utilitária como: pote, panela, moringa e frigideira. Produzem também uma grande diversidade de peças artesanais com matérias nativas da Mata Atlântica e da Caatinga como: cachimbos, colares, pulseiras, brincos, cocares, arcos e flechas. No canto e danças tradicionais destacam o Toré e cantos de mutirão do povo Kariri-Xocó.